Setembro Amarelo: TCDF adere à campanha de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental

58

O Tribunal de Contas do Distrito Federal aderiu mais uma vez à campanha anual do Setembro Amarelo, cujo objetivo é divulgar e promover ações de prevenção ao suicídio e promoção da saúde mental.

Durante este mês, além dos programas já existentes com foco em saúde mental, o Tribunal promoverá ações temáticas para os seus servidores, organizadas pela Divisão de Programas da Saúde (DISAUDE), além de uma campanha interna abordando aspectos relacionados ao acolhimento, identificação de sinais de depressão, informações sobre prevenção ao suicídio, entre outros.

Sobre o Setembro Amarelo – Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza nacionalmente o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O tema da campanha nacional de 2021 é “Agir salva vidas”.

No Brasil, mais de 13 mil mortes por suicídio são registradas anualmente. No mundo, esses óbitos somam mais de 1 milhão. Uma verdadeira epidemia, com números crescentes, principalmente entre os jovens. Segundo a ABP, 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.