TCDF atualiza a Calculadora de Aposentadoria e servidores do DF poderão fazer simulações mais completas

6

Lançada recentemente, em dezembro de 2023, a Calculadora de Aposentadoria do Tribunal de Contas do Distrito Federal passou por melhorias. Após o período de avaliação da nova ferramenta, o sistema que permite simular quando e como os servidores do DF poderão se aposentar apresenta, agora, um quadro informativo contendo todos os valores calculados em cada uma das datas de referência.

Essas datas de referência correspondem ao início de vigência de novas regras que foram introduzidas na legislação previdenciária por meio das reformas constitucionais, modificando os critérios para a aposentadoria dos servidores públicos, tais como: tempo de contribuição, tempo no cargo, idade mínima, pedágio, etc.

Com esse detalhamento, fica mais fácil para o usuário avaliar o resultado apresentado e, caso seja necessário, solicitar providências ao órgão setorial responsável pela concessão para a correção de eventuais inconsistências.

A Secretaria de Fiscalização de Pessoal (SEFIPE) do TCDF continua trabalhando na melhoria do programa e está aberta ao recebimento de críticas e sugestões pelo e-mail sefipe.gab@tc.df.gov.br.

Sobre a Calculadora de Aposentadoria

A Calculadora de Aposentadoria, desenvolvida pelo TCDF, informa a data na qual o servidor preenche os requisitos para se aposentar em cada modalidade, além de indicar como serão calculados os proventos (integrais, pela média ou proporcionais, por exemplo).

A simulação pode ser feita por todos os servidores do GDF, da Câmara Legislativa, da Defensoria Pública, da Polícia Civil, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar do DF e do próprio TCDF. Os dados pessoais e funcionais inseridos na ferramenta são descartados após a simulação.

Clique aqui e faça a sua simulação!