TCDF integra nova diretoria do Instituto Rui Barbosa

Conselheiro André Clemente é diretor de Desenvolvimento Institucional e o conselheiro Inácio Magalhães assume como suplente do Conselho Fiscal

Na manhã desta terça-feira, dia 20 de fevereiro, conselheiros de diversos Tribunais de Contas dos municípios, dos estados e do Distrito Federal se reuniram em Brasília (DF) para dar posse, oficialmente, à nova diretoria e ao novo conselho fiscal do Instituto Rui Barbosa (IRB). O conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE) foi reeleito para presidir a entidade no próximo biênio (2024-2025). Pelo TCDF, o conselheiro André Clemente foi empossado diretor de Desenvolvimento Institucional e o conselheiro Inácio Magalhães tomou posse como suplente do Conselho Fiscal.

Os conselheiros Ivan Lelis Bonilha (TCE-PR), Mário Manoel Coelho de Melo (TCE-AM), Sebastião Helvécio de Castro (TCE-MG), Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA) e a conselheira Cristiana de Castro Moraes (TCE-SP) vão representar a entidade nos próximos dois anos como vice-presidentes. Já os conselheiros Alexandre Postal (TCE-RS), Fabrício Macedo Mota (TCM-GO) e Severiano José Costandrade de Aguiar (TCE-TO) tomaram posse como primeiro-secretário, segundo-secretário e tesoureiro, respectivamente.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Educação, Camilo Santana; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas; além dos presidentes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon); da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom); do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC); e outras entidades representativas.

Durante a cerimônia, o presidente do IRB relembrou os avanços alcançados nos últimos anos e reforçou a necessidade de uma maior institucionalização da entidade. “Nosso foco agora é fortalecer a imagem do Instituto Rui Barbosa junto à sociedade. Para isso, precisamos investir mais no desenvolvimento institucional, buscando ampliar nossa equipe, fortalecer as parcerias com universidades e instituições internacionais.” O presidente Edilberto Pontes ainda agradeceu o apoio do Tribunal de Contas do DF ao evento. “Agradeço ao Presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, pelo apoio que sempre nos deu e pela indicação do Conselheiro André Clemente para integrar a Diretoria de Desenvolvimento Institucional do IRB”, destacou.

Para o novo diretor de Desenvolvimento Institucional, conselheiro André Clemente (TCDF), o fortalecimento das instituições de controle externo traz inúmeros benefícios para a sociedade. “A busca do presidente Edilberto Pontes pela integração, troca de conhecimento, tecnologia e aprimoramento do trabalho realizado pelos tribunais de contas do país inteiro é crucial para o desenvolvimento dos estados, do país e, consequentemente, para a garantia de melhores políticas públicas para a população”, ressaltou.

Já o ministro do TCU, Bruno Dantas, destacou a atuação focada na prevenção adotada pelas Cortes de Contas no Brasil. “Os Tribunais de Contas do Brasil vivem um momento muito especial de integração. O TCU, junto com os Tribunais de Contas dos estados, dos municípios e do Distrito Federal têm atuado com um olhar menos punitivo e mais pedagógico, orientativo, focado na prevenção”, lembrou.

Confira, abaixo, a lista com todos os empossados para o biênio 2024-2025!

Diretoria

Presidente: conselheiro Edilberto Pontes (TCE-CE)

Vice-presidente de Relações Institucionais: conselheiro Ivan Lelis Bonilha (TCE-PR)

Vice-presidente de desenvolvimento Institucional: conselheiro Mário Manoel Coelho de Melo (TCE-AM)

Vice-presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão: conselheiro Sebastião Helvécio de Castro (TCE-MG)

Vice-presidente de Auditoria: conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo (TCE-BA)

Vice-presidente de Desenvolvimento e Políticas Públicas: conselheira Cristiana de Castro Moraes (TCE-SP)

Primeiro-secretário: conselheiro Alexandre Postal (TCE-RS)

Segundo-secretário: conselheiro Fabrício Macedo Mota (TCM-GO)

Tesoureiro: conselheiro Severiano José Costandrade de Aguiar (TCE-TO).

Diretorias das Vice-Presidências

Relações Institucionais:

Conselheiros: Antônio José Costas de Freitas Guimarães (TCM-PA), Francisco José Brito Bezerra (TCE-RR), Gilberto Pinto Monteiro Diniz (TCE-MG), José Carlos Novelli (TCE-MT) e Ranilson Brandão Ramos (TCE-PE).

Desenvolvimento Institucional

Conselheiros: André Clemente Lara de Oliveira (TC-DF), Domingos Augusto Taufner (TCE-ES), Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB), Joaquim Washington Luiz de Oliveira (TCE-MA), José Nei Alberton Ascari (TCE-SC).

Ensino, Pesquisa e Extensão

Conselheiros: Felipe Galvão Puccioni (TCM-RJ), Jailson Viana de Almeida (TCE-RO), Ricardo Torres (TCM-SP), Saulo Marques Mesquita (TCE-O) e conselheira Lilian de Almeida Veloso Nunes Martins (TCE- PI).

Auditoria

Conselheiros: Algir Lorenzon (TCE-RS), André Luiz de Matos Gonçalves (TCE-TO), Joaquim Kennedy Nogueira Barros (TCE-PI), Ronaldo Nascimento Sant’anna (TCM-BA) e conselheira Naluh Maria Lima Gouveia (TCE-AC).

Desenvolvimento e Políticas Públicas

Conselheiros: Rholden Botelho de Queiroz (TCE-CE), Rodrigo Melo do Nascimento (TCE-RJ), Rodrigo Siqueira Cavalcante (TCE-AL) e conselheiras Rosa Egídia Crispino Calheiros Lopes (TCE-PA) e Susana Maria Fontes Azevedo Freitas (TCE-SE).

Conselho Fiscal

Conselheiros: Carlos Thompson Costa Fernandes (TCE-RN), Celmar Rech (TCE-GO), José Valdomiro Távora de Castro Junior (TCE-CE), Luis Eduardo Cherem (TCE-SC) e conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço (TCE-AP)

Suplentes

Conselheiros: Fernando Ribeiro Toledo (TCE-AL), Inácio Magalhães Filho (TC-DF), Estilac Martins Rodrigues Xaviera (TCE-RS) e conselheiras Cilene Lago Salomão (TCE-RR) e Patrícia Lúcia Mendes Saboya (TCE-CE).