Equipe do TCDF faz visita técnica ao TCE-GO sobre compartilhamento de dados e inteligência  

9

 Representantes do Núcleo de Informações Estratégicas (NIE) e da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) estiveram no Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) para conhecer boas práticas em inteligência estratégica, controle e compartilhamento de dados, especialmente daqueles relacionados à atuação do controle externo. A iniciativa tem o objetivo de promover o fortalecimento das relações institucionais e ampliar a capacidade de fiscalização do TCDF.  

 

Além de trocar experiências, os servidores da Corte distrital puderam conhecer os fluxos e os processos de trabalho do Serviço de Informações Estratégicas (SIE) do TCE-GO. Durante a visita, a equipe do SIE apresentou aos integrantes do TCDF alguns sistemas utilizados pelo TCE-GO para o compartilhamento de informações; a geração de relatórios sobre auditorias; a solução de problemas institucionais; o acompanhamento de prazos processuais, entre outros.  

 

Com a intenção de avaliar se os fluxos e processos desenvolvidos pelo TCE-GO podem ser replicados a curto e a médio prazo pelo TCDF, estuda-se a possibilidade de estabelecer um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre as Cortes. O acordo permitiria a integração e o compartilhamento de dados estratégicos, bem como de sistemas de informação, entre os Tribunais. A Secretaria de Tecnologia da Informação do TCDF deve auxiliar dando suporte tecnológico para as operações de compartilhamento e integração de dados.