Governança de TIC na Administração Pública Distrital – 2017

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Auditoria Operacional

Resumo

A presente auditoria foi realizada no complexo administrativo do GDF, tendo como objeto a governança de Tecnologia da Informação e Comunicação – TIC na Administração Pública Distrital.
Nesse contexto, a fiscalização buscou avaliar se a Alta Administração dos órgãos e entidades pratica ações e procedimentos que contribuam para a governança e gestão de TIC; se as áreas de TIC gerenciam adequadamente os recursos das respectivas organizações; e se os órgãos e entidades disponibilizam à sociedade informações por eles produzidas ou custodiadas.
Como resultado, foram constatados os seguintes achados:
1. Deficiências na avaliação e monitoramento do cumprimento das políticas de governança, gestão e uso corporativo de TIC;
2. Falta de comunicação dos resultados de TIC para as partes interessadas;
3. Baixo índice de retenção de capital humano na área de TIC;
4. Baixo nível de maturidade no processo de desenvolvimento de software;
5. Deficiência na implementação de processos de gestão de serviços de TIC;
6. Baixo índice de implementação de serviços digitais aos cidadãos (Aplicação WEB, Portais e Aplicativos); e
7. Não atendimento aos princípios dos dados abertos.

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Relatório-Final-e-Decisão-10161-17